BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Elogio da Loucura





Autor/a: Erasmo de Roterdão
Edição: Março de 1945
Editor/a: Edições Cosmos
Págs.: 224




"O Elogio da Loucura, a mais popular e viva de todas as suas obras satíricas, é um panfleto risonho contra o que ele tinha como os males da humanidade- a superstição, o fanatismo, a ignorância, a violência do mundo e do poderio, a falsa e grotesca ciência. Escrito no começo do século XVI, é o golpe de misericórdia assestado nas velhas idéias, nos velhos conceitos, no mundo que se desmoronava, abalado pelo vento do Renascimento."

A Minha Opinião

Erasmo dedica esta obra ao seu grande amigo Tomas More. Um discurso um pouco longo é certo, mas com o objectivo de criticar a sociedade da época. O que é a vida? Uma loucura, claro. O texto é-nos apresentado como se fosse a própria deusa (a Loucura) a discursar, onde nos dá as razões pelas quais deve ser venerada. 
A loucura segundo o autor é um ingrediente importante para a nossa felicidade, um ignorante é feliz...um louco é feliz...
Na minha opinião Erasmo escolhe a loucura para criticar, como o bobo na corte que no meio de "diabrices" critica a sociedade sem ser penalizado, todos acham graça, e fala-se a verdade a brincar. Critica-se os costumes, a religião, critica-se a vida...

Deixo-vos alguns excertos...



"...por mais prudente que possa ser, se quiser procurar os prazeres do mundo, é a mim, e só a mim, que terá de recorrer."


"Na realidade, que é a vida? se lhe tirardes os prazeres? Merece então, o nome de vida?"

"Na realidade, uma criança que fosse tão prudente como um homem já feito, não seria detestada por todos, não seria em toda a parte tida como monstro?"

" ...só a loucura retarda o curso rápido da juventude, e afasta de nós a velhice importuna."

"...a fortuna prefere os loucos, os atrevidos e os temerários(...) A sabedoria torna  os homens tímidos."


"...aquele que ama com ardor, já não vive em si, vive no objecto que ama; e quanto mais se afasta de si próprio para se ligar a esse objecto, mais sente aumentar a sua alegria e a sua felicidade. (...)...quanto mais perfeito é o amor, maior é a loucura, e mais completa a felicidade."

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Novidades Civilização


Cleópatra ( Divulgação)




Autor/a: Stacy Schiff
Editor: Civilização Editora
ISBN: 978-972-2633-15-4
Págs.: 400


Sinopse

"A biógrafa vencedora do Prémio Pulitzer traz de regresso à vida a mulher mais intrigante da história mundial: Cleópatra, a última rainha do Egipto. Cleópatra foi uma hábil estratega e negociadora que reformulou os contornos do mundo antigo. O seu palácio fervilhava de intrigas políticas e sexuais. Casou-se duas vezes, com dois dos seus irmãos. Iniciou uma guerra civil contra o primeiro e envenenou o segundo. Cleópatra terá tido relações sexuais apenas com dois homens: Júlio César, de quem teve um filho, e Marco António, de quem teve três filhos. Por essa altura era já a soberana mais rica do Mediterrâneo e a mulher mais influente da época. Com Marco António, tentou forjar um novo império numa aliança que conduziu à destruição de ambos. Famosa antes de se tornar lendária, Cleópatra tornou-se uma figura histórica - Shakespeare e Shaw deram-lhe uma voz; Miguel Ângelo, Tiepolo e Elizabeth Taylor deram-lhe um rosto. Mas desconhecemos a sua verdadeira personalidade. Num regresso magistral às fontes clássicas, Stacy Schiff separa os factos da ficção, de forma a resgatar esta rainha fascinante, cuja morte trouxe uma nova ordem mundial, uma geração antes do nascimento de Cristo. Rico em pormenores e com uma abrangência impressionante, esta é a reconstituição profundamente original de uma vida deslumbrante."




Fonte: Wook

Ilusão Perfeita ( Divulgação)




Autor/a: Jodi Picoult
Editor: Civilização Editora
ISBN: 978-972- 2632-56-0
Págs: 448


Sinopse

"Uma mulher acorda num cemitério ferida e a sangrar, completamente amnésica. Não sabe quem é nem o que faz ali. É socorrida por um polícia que acabara de chegar a Los Angeles. Alguns dias mais tarde, é apanhada de surpresa ao ser finalmente identificada pelo marido, nada mais, nada menos do que Alex Rivers, o famoso actor de Hollywood. Cassie fica deslumbrada pelo conto de fadas que está a viver. Mas nem tudo parece correcto e algo obscuro e perturbador se esconde por detrás daquela fachada de glamour. E é só quando a sua memória começa gradualmente a regressar que a sua vida de cenário perfeito se desmorona e Cassie enfrenta a necessidade de fazer escolhas que nunca sonhou ter de fazer."





Fonte: Wook




terça-feira, 12 de abril de 2011

Leituras...

                                                           Imagem retirada da Net


"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo. "

Fernando Pessoa in Livro do Desassossego





Fonte: Citador.pt

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Villa


                                                                                                                                                                                
  Autor/a: Nora Roberts 
  Editor/a: Chá das Cinco ( Saída de Emergência)
  ISBN: 978-989-8032-57-7 
  Págs. 416                                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                              
                                                                                                                                                              
                                                                                                                                                           Sinopse

  
Sophia é a herdeira do negócio de vinhos da próspera família Giambelli. Sob ordens da sua avó, ela tem de aprender todas as etapas da produção de vinho. O seu tutor, Tyler MacMillan, é um jovem atraente com uma grande paixão pelas vinhas, mas apenas desprezo pelo mundo de negócios. À partida, esta promete ser uma parceria difícil, mas quando a reputação dos vinhos Giambelli começa a ser misteriosamente atacada, a difícil relação transforma-se num inesperado romance. Infelizmente alguém ambiciona destruir mais do que o negócio de vinhos. Mas só quando o pai de Sophia é morto e os membros da família se tornam suspeitos, é que a verdadeira dimensão da ameaça é revelada. Será que a própria família Giambelli está em risco? E o que pode um frágil amor perante tamanha teia de manipulação?


Pode ler um excerto da obra aqui







A Minha Opinião


Uma história que nos leva numa viagem pelas vinhas Giambelli. Para quem gosta de vinho fica com vontade de experimentar este néctar descrito pela autora. Gostei do livro, não é dos meus preferidos, mas é bom. E para quem gosta de se levar numa aventura recheada de amor, suspense e crime, é perfeito.