BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 28 de março de 2011

Histórias de Mistério e Imaginação



Autor: Edgar Allan Poe
Editor/a: Editorial Verbo
Págs.192
Colecção Livros RTP


Sinopse

"O Fantástico, o misterioso e o macabro que tão intensamente se respiram nos contos de Poe são a expressão de uma vida e de um espírito atormentados. Nas Histórias de Mistério e Imaginação, de que se apresenta aqui uma criteriosa escolha, revela-se magistralmente o génio de Poe, justamente considerado o criador da novela policial."

Contos presentes nesta edição:

  • A esfinge de caveira
  • O escaravelho de ouro
  • Silêncio- Uma fábula
  • A queda da Casa de Usher
  • Ligeia
  • O retrato oval
  • O pipo de "Amontillado"
  • O poço e o pêndulo
  • O gato preto
  • Os crimes da Rue Morgue


Opinião

Um livro bastante agradável tanto pela diversidade de contos, como pela maravilhosa escrita de Poe. Escrita essa riquissíma em adjectivos e descrições.
Esta edição tem uma tradução muito boa, que considero ser importante num livro como este.
Os meus contos favoritos foram; O poço e o pêndulo, O gato preto e os Crimes da Rue Morgue.
Não vou descrever cada um deles, pois sendo eles pequenos, acabaria por desvendar o mistério que se desenrola à volta de cada conto.


Excertos


O Poço e o Pêndulo

"Ficara esgotado, mortalmente prostrado com aquela prolongada agonia; e quando por fim me desamarraram e me deixaram sentar, tive a sensação de que todos os sentidos me abandonavam. A sentença, a medonha sentença de morte, foram as últimas palavras que me chegaram com nitidez aos ouvidos."

O Gato Preto

"Quando, com a manhã, me voltou a razão, quando se dissiparam os vapores da minha noite de estúrdia, experimentei um sentimento misto de horror e de remorso pelo crime que tinha cometido. Mas era um sentimento frágil e equívoco e o meu espírito continuava insensível. Voltei a mergulhar nos excessos, e depressa afoguei no álcool toda a recordação do acto."


Os Crimes da Rue Morgue

"O enigma não estava ainda resolvido. O assassino escapara pela janela que estava por cima da cama. Caindo por si após a saída (ou talvez propositamente fechada), ficou presa pela mola; e foi a retenção por meio desta mola que enganou a polícia, que a julgou segura pelo prego, e a levou a considerar desnecessárias quaisquer outras investigações."

0 comentários: